sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mais de 18,5 mil médicos se inscrevem em programa do governo para trabalhar no sertão e interior

Apenas 3.102 entregaram a documentação completa para participar do Mais Médicos
Do R7
O Ministério da Saúde divulgou que até as 17h30 desta quinta-feira (25) o programa Mais Médicos havia recebido a inscrição de 18.545 profissionais. Desses, apenas 17% (3.102) entregaram a documentação necessária. A medida passou a ser exigida pela pasta, após denúncias de sabotagem.
Os médicos que se cadastraram para participar da iniciativa têm até domingo (28) para indicar os municípios onde desejam trabalhar. Para isso, é preciso entrar no site do programa, informar o login e a senha e listar as seis cidades de sua preferência.

Em relação aos municípios, o ministério informou que o número de adesões, também pelo levantamento parcial, chegou a 3.333. Os dados consolidados serão apresentados na tarde desta sexta-feira (26), em entrevista coletiva, no Ministério da Saúde.
Ações na Justiça
Contrárias ao Mais Médicos, entidades médicas ajuizaram ações na Justiça desde a semana passada. Na terça-feira (23), a AMB (Associação Médica Brasileira) entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo a anulação do programa. No pedido, a associação questiona a falta de urgência e relevância do pacote do governo e a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil sem a validação de diplomas.
No mesmo dia, a Fenam (Federação Nacional dos Médicos), entidade que congrega os sindicatos da categoria, também ajuizou uma ação civil pública na Justiça Federal contra o programa Mais Médicos.
Já o CFM (Conselho Federal de Medicina) ingressou com ação no dia 9 de julho. O órgão questiona a vinda dos médicos estrangeiros sem validação de diplomas, a falta de comprovação do domínio da língua portuguesa pelos candidatos e a criação do que chamou de "subcategorias de médicos, com limitação territorial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário