quarta-feira, 5 de março de 2014

ENTENDA COMO SÃO JULGADOS OS QUESITOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

 

IMAGEM ILUSTRATIVA
Bateria
A percussão deve manter o ritmo durante todo o desfile. Todos os integrantes da escola devem estar cantando e dançando no ritmo estabelecido pelo grupo. Os quatro juízes estão julgando a regularidade e a continuidade da batida, uma batida firme precisa e constante dos surdos, e um som efetivo global e equilibrado de todos os instrumentos. O ritmo deve ser variado e diversificado, mas deve ser mantido perfeitamente, especialmente quando os instrumentos reiniciam após uma parada. O tempo deve ser mantido em todos os momentos. A versatilidade do grupo é vital. É proibida a utilização de instrumentos de sopro.

Samba enredo
Deve conter a essência do tema central que a escola apresenta através de seu desfile daquele ano. A letra deve se adequar à música, uma vez que o samba também é julgado por suas qualidades artísticas. Esta é a única categoria em que os juízes subdividem as suas notas, dando alguns pontos para as letras e alguns para a melodia.

Harmonia
Neste quesito julga-se a harmonia musical, acústica e visual do desfile da escola. Para pontuação elevada, nesta categoria, a música, ritmo e canto devem combinar perfeitamente com a coreografia e a dança dos integrantes da Escola. A escola pode perder pontos por falta de integrantes que cantem corretamente o samba.


Evolução
Coerência e a compatibilidade são avaliados sobre os movimentos dos participantes e da dança com o ritmo. O desfile deve manter um fluxo constante, sendo espontâneo e criativo ao mesmo tempo, expressar paixão, agilidade e vigor dos participantes. Os pontos de penalidade são aplicados se a escola abrir brechas entre os desfilantes, ou entre as alas.

Enredo
Este é o tema central da escola que foi escolhido e deve ser representado por todas as partes durante o seu desfile. É uma criação artística literária. Os juízes consideram, entre outros fatores, a força da idéia como um todo e o seu desenvolvimento através de várias alas e carros alegóricos. Deve ser possível compreender facilmente o tema e a idéia central por trás do show. O tema também pode ter algumas referências estrangeiras. Os pontos de penalidade são efetuados, no entanto, sem que qualquer forma de publicidade esteja envolvida.


Conjunto
Quesito julgado livremente, sem muito critério técnico, onde o impacto geral do desfile da escola é considerado. É a categoria mais subjetiva e, como tal, geram muitas controvérsias.
Alegorias e Adereços
Este quesito avalia a expressão visual do tema, a originalidade e a qualidade do trabalho artístico, tais como, os movimentos, cores e efeitos visuais envolvidos. Os juízes avaliam os carros alegóricos e todos os adereços sendo usados no desfile. Os juízes consideram a eficácia dos carros alegóricos e adereços em exibir o enredo e como o seu design apóia idéias do tema. As fantasias dos destaques (as fantasias mais luxuosas em cima dos carros alegóricos e no resto do desfile) também são avaliadas nesta categoria.

Fantasias
A criatividade das fantasias, a originalidade, um total "bom gosto" e seus conjuntos de cores são avaliados nesta categoria. Os Juízes avaliam as fantasias individualmente e em conjunto. A diversidade é importante tanto quanto a adequação das fantasias ao enredo que representam. É avaliado sua confecção e estado de conservação e todo o acabamento ou a falta dele, não pode haver nada despencando. A maioria das fantasias são consideradas nesta categoria, incluindo todas as alas comerciais, os passistas, a bateria e as baianas.

Comissão de Frente
Nesta categoria todos os aspectos são considerados da ala que abre o desfile da escola de samba. Os juízes consideram a coreografias, figurinos e como atinge a finalidade principal, que é a introdução da escola para o público. Atualmente onde se concentra uma das principais partes do espetáculo.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O mestre-sala e sua porta-bandeira são elementos importantíssimos na escola. Os juízes avaliam a dança, a elegância, graça e agilidade, flexibilidade e a variedade dos seus movimentos, e julgam a proteção simbólica da Bandeira. Coordenação entre os dois como um casal também é importante.


FONTE:http://www.rio-carnival.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário