segunda-feira, 14 de abril de 2014

O SONO

Biologia

O trabalho de dormir

Desde que surgiu, o homem dorme - e ainda não sabe exatamente por quê. Mas a ciência já descobriu que dormir não é o contrário de estar acordado e que o cérebro não dome nem no sono

por Lúcia Helena de Oliveira
Há os que são felizes na cama, dormem bem obrigado, e passam o dia lépidos e fagueiros. Há também os que bocejam a todo instante, como se uma noite inteira de sono fosse pouco. Há ainda, é claro, quem rola e rola entre os lençóis e mal dorme. Só não há quem viva sem dormir. Sem comer, pode-se agüentar duas semanas ou mais ainda, como conseguem os campeões da arte de jejuar. Sem pregar o olho, morre-se em sete dias — presumem os médicos. Além de indispensável, o sono é certamente a atividade humana mais carregada de fascínio e mistério — a que desperta os mais primitivos temores, associados ao desconhecido, à desproteção e à morte. Ao mesmo tempo, é uma insubstituível fonte de prazer. Todos os vertebrados dormem. Os invertebrados, não; mas mesmo estes como os insetos, alternam períodos de ação e repouso. Apesar do muito que ainda falta saber sobre os mecanismos do sono, faz tempo que os cientistas acordaram para uma verdade básica o sono não é apenas um outro nome para repouso. É um estado fisiológico especial — as ondas cerebrais se alteram em relação ao período de vigília os músculos chegam à condição atonia, ou seja, total inércia; os globos oculares se movimentam como se a pessoa acompanhasse algo com olhar, embora as pálpebras estejam fechadas.


 CLIC AQUI E LEI MATÉRIA COMPLETA


Mitos noturnos
A verdade às vezes cochila, quando se fala em sono. E quem acredita em tudo o que se ouve por aí pode estar dormindo no ponto. Eis alguns enganos mais comuns a respeito.

Leite morno, à noite, ajuda a pegar no sono De fato, o leite possui um aminoácido que induz o sono. Mas seria preciso beber vários litros para obter o efeito. Além disso, a reação leva algumas horas para se manifestar. Logo, supõe-se que o copo de leite só teria efeitos psicológicos.

Bebida alcoólica facilita o sonoMeia-verdade: o álcool ajuda adormecer logo, mas sua ação no cérebro impede que se alcancem os estágios mais profundos do sono. Resultado: acorda-se com a sensação de ressaca.

Quem faz ginástica dorme melhorVerdade apenas para os que se exercitam de manhã ou à tarde — o que diminui a ansiedade, graças à liberação de hormônios de efeito analgésico, como endorfinas. Mas quem freqüenta academias à noite estimula tanto o organismo que o sono tende a demorar para chegar.

Existem pessoas com sono leve
Todas as pessoas passam por estágios de sono mais leve e mais profundo, numa mesma noite. O azar é ser acordado justamente quando se está nos primeiros estágios de sono, que são os mais leves.

Dorme-se melhor no frio
Está provado que não se chega a estágios profundos de sono (ou eles duram menos) quando a temperatura ambiente é desagradável. Assim, teoricamente, é tão difícil ter sonhos numa noite de inverno quanto numa noite de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário