domingo, 31 de agosto de 2014

CRÔNICA: RACISMO NOS ESTÁDIOS

No estádio, o cidadão ou cidadã perde a noção dos seus atos? o que faziam dois negros no meio da torcida racista do grêmio xingando o goleiro Aranha? Como conter esse desrespeito ao ser humano? As vezes no estádio eu vejo torcedores ao meu lado xingando o jogador negro como se quisesse com aquela atitude me atingir também, é uma completa falta de noção. As vezes as pessoas se acostumam com os negros ao seu lado e passam a agir como se ela não fosse negra. Lembro-me, que num intervalo de um dos inúmeros treinamentos que fiz, contávamos piadas e não faltavam piadas sobre negros, contadas normalmente pelos colegas sem se importarem com a minha presença. De repente vem se aproximando um cidadão negro e os colegas fizeram sinal para deixa-lo passar e voltaram a piada racista. Eles não tinham noção que eu poderia me sentir ofendido naquele momento.
Eu não me lembro de ser tratado de forma racista em toda minha vida. Comecei minha vida profissional com 18 anos. Com 21 era gerente de banco privado. Mas pelo jeito, eu posso me considerar um cidadão de sorte.

Rosivaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário