terça-feira, 21 de outubro de 2014

DIFÍCIL DECISÃO

"Colocar meus pais em asilo me assombrará para sempre"

  • BBC
    Apresentadora relata culpa por ter 'descartado' mãe diagnosticada com Alzheimer Apresentadora relata culpa por ter 'descartado' mãe diagnosticada com Alzheimer
A apresentadora britânica Fiona Phillips reflete sobre a difícil decisão de colocar seus pais num asilo quando ambos foram diagnosticados com demência:

"Atualmente, mais de 433 mil pessoas vivem em asilos no Reino Unido. Isso significa, pelo que indica uma pesquisa, que centenas de milhares de parentes no país tiveram que tomar uma das decisões mais difíceis de suas vidas.

Segundo este estudo, optar por internar um pai ou uma mãe em um asilo é um dos momentos mais estressantes pelo qual alguém pode passar na vida, mais do que comprar uma casa ou mesmo se divorciar.

Colocar alguém que amamos sob os cuidados de estranhos é como dizer "desisto" ou "não posso cuidar de você". Ao menos, é como alguém se sente quando sai porta afora e deixa para trás o marido que ama e com quem viveu por décadas, ou a mãe que criou você com muito amor e cuidou de cada ferimento físico ou emocional que você já teve.

Há algumas semanas, o papa Francisco disse algo que trouxe de volta toda a culpa que senti ao colocar minha mãe em um asilo. Em uma missa especial para homenagear avós, ele afirmou que uma sociedade que não cuida de seus idosos 'não tem futuro'.

Ele alertou contra a cultura 'venenosa' de abandoná-los em asilos, onde "normalmente sofrem com a negligência, o medo e a solidão".

Até 80% das pessoas que vivem em asilos sofrem de Mal de Alzheimer ou alguma outra forma de demência. É uma condição deplorável, pouco compreendida e cruel pela qual vi meus dois pais passarem.


LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário