sábado, 13 de fevereiro de 2016

O QUE ACONTECE AO INGERIRMOS COMIDA MOFADA



Imagine que você esqueceu uma fatia de pão de forma no armário ou deixou um iogurte abandonado por muito tempo na geladeira. Em pouco tempo, esses alimentos podem apresentar em sua superfície uma espécie de "penugem" verde (na maioria dos casos) e com cheiro ruim. Trata-se do conhecido mofo, ou bolor, como também é chamado.
Os bolores nada mais são do que uma concentração muito grande de fungos, organismos considerados decompositores na natureza e presentes em qualquer lugar em que haja matéria orgânica disponível, como restos de plantas ou animais mortos.
Assim, a tal "penugem" que costumamos ver no alimento mofado são as hifas, ou seja, as estruturas em forma de fios que compõe o corpo dos fungos.
De acordo com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, o fungo, por si só, não causa mal. "Mas alguns tipos produzem micotoxinas (substâncias tóxicas) que causam desde intoxicações alimentares até câncer do sistema hepático", explica.
Como existem milhares de tipos de bolores conhecidos, fica difícil saber se o desenvolvido em determinado alimento fará mal ou não à saúde. Então, na dúvida, o melhor é não consumir o pão, a fruta, o iogurte ou qualquer outra comida com aquele aspecto mofado.


Leia mais em: http://zip.net/bhsKFL

Nenhum comentário:

Postar um comentário