quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CORAÇÃO ARTIFICIAL

Morre primeiro paciente a receber coração artificial em Minas

Tiago Lopes de Souza, de 31 anos, sofreu "complicações hemorrágicas intestinais"
Do R7
Implante do dispositivo era para preparar Souza para transplante Record Minas
Morreu na manhã desta terça-feira o primeiro homem a receber um coração artificial em Minas Gerais. Tiago Lopes de Souza, de 31 anos, foi operado no dia 21 de agosto. Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Felício Rocho, ele sofreu complicações hemorrágicas intestinais ocorridas no último fim de semana e não resistiu.
Souza ficou conhecido por ser submetido ao procedimento inédito, que durou cerca de seis horas. Uma equipe de mais de 15 de pessoas trabalhou para dar a ele um aparelho que auxiliava no batimento do próprio coração. Na época, o médico Marconi Ruas explicou que a tecnologia funcionava como um órgão artificial.
— Essa cirurgia representa o que tem de mais avançado hoje no mundo em termos de tratamento para insuficiência cardíaca refratária, que é a insuficiência onde não há mais possibilidade de melhora.

O dispositivo ligado no peito do paciente funcionava como uma bomba, pulsando o sangue para a aorta, artéria que o distribui para o resto do corpo. O aparelho externo é mantido por uma bateria e responde comandos de um computador.
No caso de Souza, o coração dele conseguia bombear apenas um litro de sangue por minuto. Com a cirurgia, o paciente teria quatro vezes mais força no órgão. O implante do dispositivo funcionaria como uma ponte para que Souza se recuperasse até estar preparado para a solução definitiva, que seria o transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário