sábado, 7 de setembro de 2013

DADOS ALARMANTES

Vírus Influenza mata um a cada dois dias em Minas em 2013


DHIEGO MAIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O vírus Influenza matou 127 pessoas em Minas Gerais nos nove primeiros meses deste ano, o correspondente a uma morte a cada dois dias. Os dados compõem um balanço da secretaria de Saúde de Minas que foi apresentado nesta sexta-feira (6). Belo Horizonte (15 casos), Contagem (nove), Uberaba (seis), Pouso Alegre (cinco) e Betim (cinco) são as localidades que mais registraram mortes em decorrência do vírus.
Oficialmente, o levantamento mostra que o vírus Influenza se mostrou severo entre as pessoas afetadas pela Síndrome Aguda Respiratória Grave (SRGA), que causou 443 mortes no estado. Destes, 202 não tiveram diagnóstico identificado, 15 morreram em decorrência de outros vírus respiratórios e em mais 84 casos não foi possível fazer coleta de material biológico.
Das mortes provocadas pelo vírus Influenza, segundo a secretaria, 103 foram causadas pela gripe A (H1N1); mais quatro casos pelo Influenza B; sete pelo Influenza AH3 e outros 13 por um tipo de Influenza ainda não classificado. A secretaria afirmou que os casos podem aumentar, uma vez que existem mais 15 análises de mortes pelo vírus em andamento.
A maior quantidade de mortes pelo influenza ocorreu entre vítimas inseridas na faixa etária de 40 a 59 anos, com 67 casos ao todo.
O governo de Minas diz que as mortes pelo vírus estão em alta por conta do inverno. No momento, segundo a pasta da saúde, estão em circulação no estado três tipos de influenza: A/H1N1, A/H3N2 e o B. Em 2012, 189 pessoas morreram em Minas Gerais vítimas do influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário