sábado, 7 de setembro de 2013

ESTILOS DE POESIA

QUADRINHA
A quadrinha é uma espécie de trova popular, cuja letra é formada por quatro versos, normalmente de sete sílabas cada um, muito usada para desafios, provérbios populares e adivinhas.

De tão boa a aguardente
Merece uma quadrinha
Bebo até me embriagar
Aguardente Canarinha

GLOSA
 
Glosa é uma forma de poema utilizada pelos poetas do Nordeste do Brasil, principalmente os cantadores, em forma de uma ou mais décimas (estrofe de 10 versos) que respondem a um desafio, expresso em forma de mote. O mote é, geralmente, um dístico, ou seja, composto por dois versos. Esses versos se apresentam na glosa de duas formas mais comuns:
  1. Os dois versos aparecem no fim da estrofe, compondo a rima, que, na maioria das vezes, segue o esquema ABBAACCDDC.
  2. Um verso do mote aparece como quarto verso da glosa, e o outro verso na última posição. O esquema rímico é semelhante.
Mote: A mulher não pode ter
          O suvaco cabeludo


Acho que pode até ser
De gosto até questão
Mas na minha opinião
A mulher não pode ter
Coisa triste de se ver
Por alguém menos sortudo
Que ao olhar fica mudo
De tanta decepção
Mulher não pode ter não
O suvaco cabeludo 


SEXTILHAS

Estrofe de seis versos, cujos esquemas rimáticos podem ser variados.

Eu posso até pernoitar
Num hotel todo estrelado
Mas o bom mesmo é dormir
Em casa esparramado
Perto de minha mulher
E a filharada de lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário